top of page
  • Foto do escritorGralha Azul - Turismo e Aventura

Plug em Turvo: programa com Michelly da RPC TV


Amplamente conhecido, Plug é o programa de maior audiência no Paraná, mostrando os municípios do estado, de forma a valorizar a cultura local e incentivar boas ações. Sempre trazendo em sua programação a grande energia e carisma da sua apresentadora Michelly Correa.

Nos dias 30/09/2023 e 07/10/2023 foram ao ar no Plug as matérias produzidas na cidade de Turvo-PR, conhecida como a Capital dos Pinheirais; trazendo conteúdos elaborados nas comunidades tradicionais e nos atrativos turísticos e de aventura, valorizando a rede colaborativa de turismo de base comunitária Gralha Azul, destaque no Estado.


Confira os atrativos transmitidos na telinha no primeiro programa:



Olimpíadas Rurais

Trata-se do maior evento anual realizado no município de Turvo, ele acontece em setembro e conta com diversas provas tradicionais e que trabalham a temática da lida no campo: pega do porco, corrida do carrinho de mão, chinelão, arremesso de ovos e muito mais. Todos os anos, essa festa da agricultura familiar atrai milhares de pessoas e oferece ao público diversão e entretenimento, com as competições e grandes shows, sempre acompanhados de comida boa e ótimas companhias.

mascotes da olimpíada rural de turvo em frente ao público


Sitio Arqueológico Marrecas

Guiado pela figura de José Bonetti, carinhosamente chamado “Seu Zé”, o museu da arqueologia traz objetos com mais 4.000 anos, colecionados durante mais de três décadas, que contam a história de nossos antepassados e tornam lúdico o aprendizado e compreensão da ancestralidade. E ao final de cada encontro, os visitantes contam com uma refeição preparada com produtos orgânicos colhidos diretamente da horta da família, pelas mãos de Dona Lucia e Dirce.

senhor segurando uma peça de pedra conversando sobre arqueologia


Trilha das Cavernas

Localizada próximo ao Rio Ivaí, a trilha das cavernas possui um trajeto de 3 km de extensão sob os terrenos acidentados formados por arenito, uma rocha sedimentar bastante encontrada em regiões de altitude rebaixada. O circuito leva os turistas a conhecer vastas beleza naturais, passando por 4 cachoeiras, sendo a maior delas o Salto Cristalino com 35 metros de altura e pela Gruta das Gravuras, que conta com artes rupestres que demonstram a presença de povos indígenas originários naquela região durante o período pré-histórico.

Michelly Correa apresentadora do Plug dentro de uma caverna


Almoço Campeiro

Ao final do caminho da trilha das cavernas, é possível desfrutar de um delicioso almoço elaborado pela família da Francielly e do Lucas; a refeição conta sempre com a presença de mandioca, resultado do plantio dos anfitriões, acompanhada de arroz, feijão, carne de porco, saladas. Além de sucos produzidos com o coquinho da palmeira juçara, e maracujás colhidos direto do pé. Para a gravação do programa, foi preparado um bolinho de mandioca, chamado de Mandioxaque, receita que leva a raiz ralada crua na sua realização, uma delícia!

gravação de receita de mandioca para o programa plug


Casa Gabriel e Luiza Pilati

Com mais de 70 anos de existência, é um marco histórico na cidade de Turvo, sendo ao seu redor que se desenvolveu o município; além disso, os cômodos dessa residência serviram de palco para importantes acontecimentos na região: encontros comunitários, reuniões, missas e batizados. A partir do ano 2000, a casa foi transformada em museu, com livre acesso à população, e busca manter viva a cultura através de documentos, utensílios e imagens preservados ao longo dos anos.

espaço interno do museu Casa Gabriel e Luiza Pilati



E agora veja o que foi ao ar no segundo programa:



Aldeia Guarani Koe Ju Porã

A 38 km do centro da cidade Turvo, a aldeia indígena mantém viva a luta para preservação de suas origens ancestrais, repassando a todos que tem a oportunidade de conhecê-la, seus hábitos, danças, brincadeiras, culinária e todo o seu acolhimento. Guiada por Ramon Vogado e sua filha Para Katu, a vivência na aldeia se torna uma experiência leve, de aprendizados e costumes sobre a cultura, regados a saborosas iguarias a base de milho e amendoim, preparadas pela Kerexu, líder espiritual e chefe culinária da tribo.

crianças indígenas dançando o Xondaro em aldeia guarani


Comunidade Quilombola Campina do Morenos

Um retrato da resistência negra no interior do Paraná, o quilombo Campina dos Morenos é formado por 7 famílias que juntas mantêm viva os costumes e tradições da comunidade. Sob a liderança de Lindamar Rodrigues, carinhosamente chamada por todos como “Tia Linda”, os viajantes tem acesso aos relatos de uma história construída na perspectiva da luta racial, ao passeio que passa por todos os marcos da comunidade, como sua igreja e o olho d’água, visita às águas reluzentes da Cachoeira Mãe de Ouro, e um almoço com sabor de Brasil, composto por produtos da agricultura familiar para encerrar essa programação étnico-cultural.

mulheres quilombolas na comunidade Campina dos Morenos em Turvo


Espinafritos da Cláudia - Rancho Beira Rio

Para a recepção dos turistas no Rancho Beira Rio após a conclusão dos esportes aquáticos - Boia Cross e Aquatrekking - o Lanche Rural Ucraniano conta com uma especiaria desenvolvida pela anfitriã Claudia Mroczko: os espinafritos! O seu preparo tem como ingrediente principal o espinafre, que em conjunto com uma massa simples forma um delicioso petisco, que é sucesso entre todos.

prato típico receita programa plug com Michelly


Gralha Azul Eco Park

No ano de 2018 teve início na Capital dos Pinheirais, o projeto de turismo de rede colaborativa Gralha Azul, que atualmente conta com a participação de 38 famílias rurais de Turvo. Desfrutando dos atrativos naturais, é possível realizar diversos roteiros rodando pelo interior do município, dispondo de trilhas, cachoeiras, cavernas e muita aventura.

Entre as atividades oferecidas na sede da Gralha Azul, o belíssimo Eco Park, estão a Cachoeira Águas da Laje, com 30 metros de altura, e atividades de aventura.

varanda do pousada ninho da gralha em turvo Paraná


Paredão de Escalada

Atividade realizada em um paredão de 8 metros de altura, que possibilita a adesão de públicos inexperientes até os mais avançados, devido a sua disposição de cores, que graduam a dificuldade do trajeto escolhido.

criança em parede de escalada na gralha azul turismo


Tirolesa Pairar da Gralha

Trata-se de um esporte radical que propicia o deslocamento de um ponto a outro através de um cabo de aço suspenso, com 80 metros de extensão. Todo o percurso conta com uma vista deslumbrante, tornando a aventura uma contemplação da Cachoeira Águas da Laje, que possui 30 metros de altura e está cercada por araucárias nativas.

Michelly em tirolesa aventura no gralha azul eco park


Rapel Cachoeira Águas da Laje

Uma das mais conhecidas práticas de esportes radicais, o rapel, também está presente no Eco Park Gralha Azul, onde o visitante pode realizar a descida de 30 metros sob as formações basálticas que compõem o terreno, acompanhado pela Cachoeira Águas da Laje, tendo a possibilidade de se molhar ou não; além de tudo, a recordação desse momento são imagens lindas, que podem ser feitas da saída da plataforma onde a atividade é realizada, ou do mirante localizado a poucos passos dali.

aventura de rapel gravação programa plug RPC TV

Muita coisa boa, não é?! Pois bem, a Michelly e toda equipe do Plug rodaram os quatro cantos de Turvo neste mergulho na cultura e natureza local. Eles não mediram esforços para conhecer e reconhecer cada detalhe dessa rica história.

O programa Plug em Turvo é um convite para viver intensamente o que cada lugar e pessoa tem a oferecer, seja na grandiosidade da natureza ou nos singeleza dos sorrisos e abraços. Venha conhecer a Gralha Azul - Turismo e Aventura, e experimentar o que a vida tem de melhor.



Comentários


bottom of page