top of page
  • Foto do escritorGralha Azul - Turismo e Aventura

Revista Globo Rural reconhece o turismo de Turvo-PR


A matéria do veículo nacional traz detalhes sobre os vencedores do Prêmio Juventude Rural Inovadora organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) 2020. Entre eles, está a iniciativa turvense Gralha Azul - Turismo e Aventura, condecorada como destaque na América Latina e Caribe no quesito Geração de Renda.

Como mencionado em entrevista conduzida pela reportagem, foi o trabalho dedicado dos jovens da região em parceria com famílias rurais, indígenas e quilombolas que permitiu trazer um novo campo de trabalho aos povos do campo e levar consciência ambiental a diversas idades. A proposta do projeto é atender todas as faixas socioeconômicas com atrativos ecológicos, culturais e gastronômicos típicos dos diversos povos que habitam a região central do Paraná. Como explica o idealizador Mauricio Pilati, isso só é possível por meio de “valores acessíveis e roteiros personalizados aos turistas, um sistema colaborativo inovador organizado em rede e a valorização da sociobiodiversidade local”.

A receita é simples e reconhecida internacionalmente, como levanta a equipe do Globo Rural: olhar ao redor e reconhecer as riquezas naturais da nossa terra e da nossa gente. A harmonia entre o cuidado com o que é nosso e a sabedoria de compartilhar de forma saudável com o outro é essencial. A partir dela, é possível respeitar o meio ambiente, aprender com os povos originários e evitar o êxodo rural ao garantir oportunidades profissionais e educacionais aos jovens do campo, além de gerar frutos, literal e economicamente, com áreas antes tidas como não agricultáveis.

A equipe Gralha Azul expressa sua gratidão ao veículo por difundir a ciência do campo e para o campo, além de prestar honras a todas as mãos que constroem este sonho. Sigamos adiante fazendo da nossa hospitaleira Capital dos Pinheirais uma referência mundial de turismo sustentável e cooperativismo.


Yorumlar


bottom of page