top of page
  • Foto do escritorGralha Azul - Turismo e Aventura

Gralha Azul faz workshop de turismo em Guarapuava


Ao final do mês de julho, os produtores rurais e empresários do Caminho de São Francisco em Guarapuava-PR puderam desfrutar de uma importante capacitação voltada para um maior protagonismo no circuito turístico regional. Ministrado pela equipe da rede colaborativa de turismo de base comunitária Gralha Azul, o workshop contou com dois dias inteiramente dedicados ao reconhecimento e boas práticas dentro do formato que valoriza o turismo rural e uma maior participação da comunidade local.

"No primeiro dia, pudemos ter um diálogo voltado aos aprendizados teóricos do tema, e no segundo visitamos as propriedades interessadas prestando consultoria especializada junto aos participantes", conta Mauricio Pilati, idealizador da rede. A interatividade com sítios, hospedagens, restaurantes e casas de eventos proporcionou uma contextualização do trabalho e o ponto de partida para a estruturação de um plano de ação.

Conforme descrito em relatório entregue aos responsáveis, foram observados pontos fortes e vulnerabilidades que pudessem definir um caminho de melhora, como conta a cofundadora da Gralha Azul, Camila Maciel. "Nessa conversa em cada local, nós conhecemos as estruturas, entendemos a trajetória de cada um e contribuímos com dicas que podem profissionalizar o trabalho já realizado, e ajudar estes grupos a fortalecerem sua atuação da maneira correta e que gere renda à comunidade", relata a profissional.

A formação é um projeto desenvolvido e aprimorado constantemente pela equipe Gralha Azul, com objetivo de difundir saberes do ramo e partilhar alguns conhecimentos advindos das formações dos capacitadores e da experiência de sucesso, comprovada pelo Prêmio Juventude Rural Inovadora concedido pela ONU à rede em 2020. Está aberto o convite a novas parcerias a todas as prefeituras, empresas, grupos e indivíduos que busquem fazer do turismo uma opção ecológica, colaborativa e sustentável de renda e partilha cultural!


Comments


bottom of page