top of page
  • Foto do escritorGralha Azul - Turismo e Aventura

Assista as reportagens do SBT em Turvo-PR


No mês passado, tivemos a honra de receber a repórter Kryssia Kosmos juntamente com o pessoal do SBT e o Chef Faixa Preta para conhecerem as gastronomias e culturas turvenses. Na primeira reportagem, a gente confere uma visita à comunidade quilombola Campina dos Morenos, onde a Tia Linda apresentou as receitas afro-brasileiras que conserva como parte de suas tradições. É lá que encontramos uma colorida horta orgânica, compotas caseiras e um ingrediente peculiar que marca o cardápio agridoce do Almoço Quilombola. Veja só:

Seguindo pelas lindas paisagens campinenses, quem recebeu esta turma em seguida foi a família da Dona Creuza, responsável pelo cultivo do milho na comunidade. Desde a plantação até a confecção dos saquinhos de algodão, são eles e elas que botam a mão na massa para criar a deliciosa Canjiquinha das Morenas. Já na casa da Dona Maria, da Cidália e do Sebastião, a gente conhece alguns artesanatos e aprende sobre os processos da erva-mate, planta nativa e símbolo do sul. Um modo de vida com tradições centenárias que fazem parte do Caminho do Quilombo, e você conhece agora na segunda reportagem da série:

O último capítulo desta viagem pelas culturas que representam as comunidades mais antigas da nossa região tem como destino a aldeia Guarani Koe Ju Porã. Este povo Mbyá que vive na Reserva Indígena Marrecas compartilhou com a equipe alguns dos seus saberes culinários ancestrais, narrando a história dos alimentos que os povos originários nos ensinaram a cultivar e utilizar. Esse conhecimento importantíssimo para as culturas contemporâneas é explicado pela família Vogado, desde as medicinas da floresta e técnicas de caça apresentadas pelo Ramon no Caminho da Terra Sem Males, até a preparação dos pratos típicos ensinados pela Keretxu e pela Para Katu, que você vê no terceiro episódio:

São muitos tecidos socioculturais que, com linhas de respeito e empatia, podemos costurar novamente em nosso dia a dia. Desde os pratos com mel e milho até o apetitoso mogango, os sabores acrescentam cor e vida ao que hoje conhecemos por Brasil. Turvo é um reflexo desta miscigenação e, propondo a visibilidade e equidade entre os povos, pode construir aquilo que nos une: um lugar melhor para se viver. Agradecemos aos profissionais da Rede Massa pela missão de levar a vocês estes saberes e especialmente ao simpático cozinheiro de mão cheia, o chef Robson Caffaro, pela oportunidade e gentileza com nossas comunidades. Ainda mais importante que partilhar o que conhecemos é reconhecer aqueles que estão ao nosso redor!


Comments


bottom of page