top of page
  • Foto do escritorGralha Azul - Turismo e Aventura

Turvo recebe oficialmente o título de Capital dos Pinheirais


A lei estadual nº20.525/21, proposta pelo deputado Rodrigo Estacho e sancionada pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior, confere ao município de cerca de 13 mil habitantes a nomenclatura oficial de Capital Estadual dos Pinheirais. A alcunha, fortalecida na comunicação da rede colaborativa Gralha Azul - Turismo e Aventura, é um reconhecimento da biodiversidade da região.

Turvo é lar de extensas florestas de araucária, espécie símbolo do Paraná que, segundo informações divulgadas pelo portal oficial do deputado Estacho, ocupam aproximadamente 60% do território turvense. Este tipo de floresta pertence ao bioma de Mata Atlântica, que segundo informações da organização internacional SOS Mata Atlântica, caracteriza a região onde 72% da população brasileira vive e de onde é arrecadado 70% do Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com levantamentos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizados na última década, o município é o vice-líder estadual na coleta de pinhão para comercialização, com um volume anual de 250 toneladas.

Turisticamente, Turvo também é destaque. Entre os diversos caminhos da rede que integram as florestas de araucária está o Caminho dos Pinheirais, circuito de 21km de extensão por entre paisagens nativas de matas e cachoeiras onde é possível realizar caminhadas e ciclismo. Outros circuitos fomentam as belezas naturais do bioma, como o Caminho da Terra Sem Males, um roteiro turístico oficial do estado do Paraná segundo a lei nº20.033 sancionada em 2019. Para conhecer estas e outras belezas regionais e montar o seu roteiro personalizado, contate-nos pelo WhatsApp (42) 99980-4079 ou acesse nossas redes sociais.

Assista o vídeo do deputado e humorista Rodrigo Estacho em Turvo:


Comments


bottom of page