top of page
  • Foto do escritorGralha Azul - Turismo e Aventura

Empreendedores do turismo rural de Turvo fazem visita técnica em Prudentópolis


Nesta quarta-feira (25/09), famílias turvenses que abriram as portas de suas casas à recepção turística puderam conhecer os bastidores das iniciativas da cidade vizinha de Prudentópolis. Ao todo foram seis visitações a atrativos de vários setores como gastronomia, aventura, ecologia e religiosidade, enxergando de dentro para fora a prática da acolhida aos visitantes em diferentes contextos estruturais e econômicos.

A atividade foi uma iniciativa do COMTUR - Conselho Municipal de Turismo, com apoio da prefeitura de Turvo e recepção da Secretaria de Turismo de Prudentópolis. Os parceiros da Gralha Azul partilharam conhecimentos sobre o sistema de rede colaborativa, enquanto puderam se inspirar nas boas ideias dos conterrâneos paranaenses que já fazem parte do mercado turístico há mais tempo.

A recepção feita pela equipe do Centro de Informações Turísticas trouxe um panorama holístico sobre as atividades em nossa região e os projetos que vêm sendo desenvolvidos. Em seguida, o primeiro empreendimento visitado foi o Monumento Natural Salto São João, parque público com estrutura planejada ao turista e aos pesquisadores cuja trilha conduz à belíssima cachoeira que o nomeia.

O grupo então seguiu para a Igreja Nova Galícia, onde foi recebido pela irmã Nádia no pequeno museu que está sendo organizado, com informações sobre a formação da estrutura e a cultura religiosa da comunidade. Na igreja, ela apresentou aspectos da fé ucraniana como a lógica da arquitetura, aspectos icônicos e estrutura ritualística das celebrações.

O almoço foi realizado no Rancho Passo Velho, onde o anfitrião Tarcísio e sua família prepararam deliciosas comidas caseiras e apresentaram as instalações de sua propriedade. Foram discutidas as especificações da cozinha industrial, investimentos financeiros para o agricultor empreendedor e oportunidades de trabalho familiar. Na visita ao Recanto Perehouski, puderam observar trilhas ecológicas, pousada rústica, quiosques e estrutura modesta adaptada ao fluxo turístico a partir de um espaço que era de moradia da simpática família. Foram 25 anos de experiência compartilhados com muito carinho com os turvenses, além da degustação de um café colonial com produtos feitos diretamente na propriedade.

A RPPN Ninho do Corvo recebeu o pessoal em sua propriedade ao encerramento do passeio. Foram explicações acerca das operações do turismo de aventura, procedimentos de gestão de segurança e experiências de conforto na natureza. O atencioso “Passarinho” foi quem conduziu a galera pelas belas estruturas e mata preservada, excelente cenário para a despedida da cidade.

Agradecemos imensamente aos nossos amigos Jean, Bárbara e Paulo da Secretaria de Turismo de Prudentópolis por prepararem este roteiro incrível para os turvenses de forma acessível e agradável, bem como agradecemos à administração do município de Turvo por apoiar essa oportunidade.

A Gralha Azul compreende e celebra a produtividade e inspiração trazidas por essa partilha, sempre se fazendo disponível para pensar lado a lado às famílias parceiras os próximos passos para ações de cooperação e melhoria da qualidade de vida da nossa rede. O turismo traz inúmeros benefícios, mas os maiores deles são a união entre os povos e a vida sustentável que ela proporciona quando estamos em harmonia e coletividade. Viva a comunidade viva!


留言


bottom of page